Pesquisar este blog

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

São Martinho de Tours


Sua festa é celebrada no dia 11 de novembro.


São Martin de Tours é mais conhecido como San Martin ou São Martinho e é um dos santos que tem mais igrejas, templos e capelas em sua homenagem no planeta. Somente em Girona na Espanha 50 igrejas o tem como padroeiro. Mas nao é nada porque na França ele tem cerca de 3500 paroquias com o seu nome, e é de longe o santo mais popular na França. A igreja de San Martin em Tours é hoje um santuário onde milhares vão em peregrinação no dia de sua festa.
A devoção a São Martin é estendida a todo o mundo, mas França e Alemanha encabeçam a lista seguido de perto pela Espanha, Catalunha e Portugal.


São Martin e sua capa :


São Martin nasceu na Hungria no ano de 316 e foi educado em Pavai na Itália. Desde muito jovem tinha especial carinho pelos textos religiosos, mas aos 15 anos se viu obrigado e entrar para o exercito servindo a cavalo na guarda imperial e é neste período que surgiu a historia mais bela deste santo. Um dia de inverno muito frio a tropa entrou na cidade francesa de Amiens. Ali São Martin encontra um pobre semi nu que implora sua caridade, e nao tendo esmolas para dar São Martin sacou de sua espada e cortou a sua capa ao meio e deu a mesma para o pobre homem. Foi objeto de risadas e brincadeiras por parte de seus companheiros mas a ação caridosa foi docemente recompensada . A tradição conta que naquela mesma noite São Martin viu em sonhos Jesus Cristo vestido com o mesmo pedaço de pano que havia dado ao mendigo.
Com isto converteu-se ao cristianismo, deixou o exército e retornou Pannonia onde sua mãe e outros foram convertidos por ele. Após anos de luta contra o "Arianismo" e sofrer perseguições dos hereges São Martin entrou para a Ordem de Santo Hilário de Poitiers e trono-se uma eremita em Ligugé cerca do ano de 360 e organizou a o primeiro monastério da França. Após uma década em Ligugé São Martin foi feito bispo de Tours em 371. Lá ele fundou a Abadia dos Marmoutier e lá viveu fazendo seus deveres episcopais. Ele convenceu as suas idéias ao usurpador Maximus Magno, em 388 na controvérsia Priscilliana. Mais tarde foi enviado a Roma e a Condes onde ele fundou outro centro religioso. Morreu no dia 8 de Novembro de 397. São Martin foi agraciado com muitos dons e graças e muitos milagres são atribuídos a sua intercessão.


Algumas das cidades onde São Martin tem uma igreja ou capela:
Arenys de Munt, Biert, Canet d’Adil, Cacá de Pelras, Calonge, Capsec, Castell de Empordá, La Bispal, Dorsquers, Mais de Montcal, Empuries, Les Escaules, LÉsparra,’El far d’Emporda, Fontanilles, Jafre, Lamapies, Macenet de Cabrenys, Masarac, La Mota, Palo de Revardit, Ollers, Palfrugell, Pelarada, Pontos, Queixas, Riells del Montseny, Riudellots de la Creu, Romayá de la Selva, Sales de Llierca, San Marti Sapresa, San Marti Sesseres, Sant Marti Vell, Terradelles e Vilarig.

Visite as Igrejas de São Martinho:
A Espanha:

Na França, Santuário ( site em Francês): http://basiliquesaintmartin.fr/

Peço a São Martinho de Tours, que ele rogue junto a Deus por VOCÊ, que leve até o coração de Deus seus pedidos, necessidades e agradecimentos.

CBS