Pesquisar este blog

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Papa Bento XVI fala sobre a família: “Não se trata duma simples convenção social”


Abaixo, trecho do discurso proferido por Sua Santidade ontem, dia 9 de janeiro.
“Para além de um objetivo claro, como é o de levar os jovens a um pleno conhecimento da realidade e, consequentemente, da verdade, a educação tem necessidade de lugares. Dentre estes, conta-se em primeiro lugar a família, fundada sobre o matrimônio entre um homem e uma mulher; não se trata duma simples convenção social, mas antes da célula fundamental de toda a sociedade. Por conseguinte, as políticas que atentam contra a família ameaçam a dignidade humana e o próprio futuro da humanidade. O quadro familiar é fundamental no percurso educativo e para o próprio desenvolvimento dos indivíduos e dos Estados; consequentemente, são necessárias políticas que o valorizem e colaborem para a sua coesão social e diálogo. É na família que a pessoa se abre ao mundo e à vida e, como tive ocasião de lembrar durante a minha viagem à Croácia, a abertura à vida é um sinal da abertura ao futuro’.”
O Papa encontrou uma oportunidade para expor, aos embaixadores de diversos países ao redor do mundo, a doutrina moral da Igreja com relação à maneira como deve ser encarado o relacionamento afetivo-sexual no seio da família. Este não pode fechar-se em um egoísmo de morte, que reduz os atos sexuais à mera obtenção de prazer. Como ensina o próprio Catecismo da Igreja, “todo o ato matrimonial deve, por si estar aberto à transmissão da vida”. “Esta doutrina, muitas vezes exposta pelo Magistério, funda-se sobre o nexo indissolúvel estabelecido por Deus e que o homem não pode quebrar por sua iniciativa, entre os dois significados inerentes ao ato conjugal: união e procriação.”
Este ensinamento perene do Magistério também esconde uma verdade que infelizmente vem sendo esquecida, seja na empreitada desastrosa que muitos políticos arriscam ao tentar fazer o que chamam de “governo laico”, seja na forma perigosa com que muitos programas de televisão exercem sua influência no ambiente familiar: a família não é uma construção cultural, ou, nas palavras de Bento XVI, uma “convenção social”. A família é a “célula fundamental de toda a sociedade”, sendo necessário, portanto, salvaguardar e respeitar a estrutura que desde o princípio quis o Criador que ela formasse – um núcleo abarcado por um homem e uma mulher.

Que a Sagrada Família nos guarde e nos proteja !!!