Pesquisar este blog

segunda-feira, 2 de abril de 2012

75 anos de matrimônio amando-se “como no primeiro dia”



Um casal de esposos, María Mollà e Miguel Martínez, de 97 e 100 anos de idade, respectivamente, celebrou 75 anos de matrimônio na localidade valenciana de Bicorp (Espanha), "amando-se como no primeiro dia", conforme manifestaram ambos.

O casal, que se casou em 1937, teve 5 filhos, um dos quais faleceu afogado aos 11 anos. Têm 8 netos e 10 bisnetos. Eles celebraram seus 75 anos de "feliz matrimônio" na paróquia San Juan Evangelista, no mesmo lugar onde nasceram e se conheceram.

María e Miguel, que reconhecem que não pensavam chegar juntos "a esta idade", contraíram matrimônio em plena Guerra Civil espanhola. Aos poucos dias ele foi convocado e acabou a guerra preso em um campo de trabalho em minas de carvão.

"Então minha avó deixou o seu primeiro filho, de pouco mais de um ano, com a sua família, e foi buscá-lo com cartas de recomendação para ver se o deixavam livre", contou a sua neta Cristina e afirmou que sua avó teve que trabalhar pregando botões em uma camisaria até que conseguiu a sua liberdade; "foi muito valente", disse.

Do mesmo modo, indicou que os seguintes anos foram difíceis e tiveram que trabalhar em diversos ofícios para poder alimentar-se.

Aos seus 97 anos, María continua ocupando-se dos trabalhos de sua casa, e Miguel, com 100 anos recém cumpridos, ainda vai jogar dominó no Lar do Aposentado e vai aos jardins para passear. "O que mais podemos pedir se somos felizes e temos uma vida que ainda vale a pena desfrutar?", exclamou Miguel.

A Prefeitura de Bicorp, o Lar do Aposentado e a cooperativa local entregaram ao feliz casal placas comemorativas e ramos de flores, e para completar a celebração.

FONTE: