Pesquisar este blog

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Documentos do Magistério sobre a Família


NUFESP - Primeiro Módulo - 1ª Aula
Documentos do Magistério sobre a Família 


























Um pequeno resumo sobre esses slides:


Nessa 1ª aula falaremos sobre os Documentos do Magistério da Igreja com relação a Família, nessa aula faremos muito sobre Familiaris Consortio, mas para falar especificamente dela precisamos falar o antes e o depois da FC (Familiaris Consortio)

Comecemos no antes da FC, a Igreja se preocupava com a família?

Ler o 2º Slide

Ler o 3º Slide Titulo

4º Slide
Um dos primeiro documentos em que a Igreja já se posicionava em favor da família  é a Gaudim et Spe, que significa Alegria e Esperança, é um dos documentos do Concílio Vaticano Segundo e nessa Constituição, a Igreja já se preocupava com as mudanças sociais, destacando a industrialização, a migração (preferência da vida urbana), os novos meios de comunicação, mudanças morais religiosas e psicológicas – (Ler Slide)

5º Slide
Nesse documento se propõe um olhar para a dignidade da pessoa humana, quem é, porque é, como é, aponta a urgência de promover a dignidade do matrimonio e da família, a promoção de uma cultura legitima e integral

6º Slide
Até aqui vimos um documento que já falava da importância da família, a Gaudium et Spes, veremos um outro documento(mudar Slide)

7º Slide
Outro documento pre familiaris consortio é a Encíclica Humanae Vitae (Da vida Humana). Foi publicada a 25 de Julho de1968. Inclui o subtítulo Sobre a regulação da natalidade, descreve a postura que a Igreja Católica faz em relação ao aborto e outras medidas que se relacionam com a vida sexual humana. Esse documento fala varias coisas (Ler os Slides, 7, 8 e 9)

Chegamos nesses slides que nos falaram sobre as conferencias episcopais latinos americanas, especialmente as de Medelin e Puebla, onde a Igreja se posiciona sobre a familia, vejamos:

10º Slide
Medelin foi a Segunda Conferência Geral do Episcopado Latino-americano realizou-se na cidade de Medellín, na Colômbia no ano de 1968. Três foram os grandes temas de Medellín: Promoção humana; Evangelização e crescimento na fé; Igreja visível e suas estruturas.  e no outro slide temos: Puebla ( Mudar Slide)

11º Slide Puebla - Ler o Slide

12º Slide
Vimos então alguns documentos do Magisterio sobre a família antes da FC, agora falaremos propriamente  da FC, oque ela apresenta

13º Slide
Ler o Titulo do Slide
Depois dizer isso:
Antes de falar da Familiaris Consortio, somente para registro queremos dizer a FC em 2011 fez 30 anos de sua publicação.
A Familiaris Consortio é uma Exortação Apostólica, do Beato Papa João Paulo II, de 22 de novembro de 1981, "sobre a função da família cristã no mundo de hoje".

E oque ela apresenta? (Mudar de Slide)

14º Slide
Ler os Slides 14º e 15º
Depois de ter lido esses dois slides pedir para todos lerem o 16º

16º Slide
Terminado de ler

17º Slide
Vimos o que havia antes da FC e o depois?
Nos slides a seguir fala-se sobre a Familia, documentos pos familiaris consortio, vejamos:
a Christifidelis Laici, Mulieris Dignitaten, Evangelium Vitae, a Coferencia Episcopal de Santo Domingo o Domingo de Aparecida, Diretório da Pastoral Familiar
Ler os Slides do 19º a 23º

24º
Úlltimo Slide
pedir para todos lerem o que esta escrito

Vimos nessa primeira aula, em linhas gerais, os documentos do Magistério da Igreja sobre a Família, que possamos procurar conhecer mais afundo esses documentos.